Cobalamina

06 de abril de 2021

A cobalamina, popularmente conhecida como vitamina B12, é um composto orgânico encontrado principalmente na carne animal. Usada pelo organismo para sintetizar DNA, sua carência afeta principalmente tecidos nos quais há uma rápida multiplicação celular como em fetos, animais em crescimento e células sanguíneas e intestinais. Logo, se o animal apresenta sinais de anemia, diarreia, aborto ou má formação de filhotes, a verificação dos níveis de vitamina B12 é uma exame recomendado.

A deficiência de cobalamina pode ser causada pela ingestão insuficiente devido a uma dieta sem os níveis adequados de proteína de origem animal. Outras origens possíveis são distúrbios como deficiências genéticas, disfunções endócrinas, má absorção, insuficiência pancreática exócrina ou outras doenças intestinais. Em casos que seja necessária a suplementação, a mesma deve ser feita

A cobalamina, popularmente conhecida como vitamina B12, é um composto orgânico encontrado principalmente na carne animal. Usada pelo organismo para sintetizar DNA, sua carência afeta o desenvolvimento de fetos e animais em crescimento, além de afetar principalmente tecidos nos quais há uma rápida multiplicação celular como células sanguíneas e intestinais. Logo, se o animal apresenta sinais de anemia, diarreia, aborto ou má formação de filhotes, a verificação dos níveis de vitamina B12 é uma exame recomendado.

A deficiência de cobalamina pode ser causada pela ingestão insuficiente devido a uma dieta sem os níveis adequados de proteína de origem animal. Outras origens possíveis são distúrbios como deficiências genéticas, disfunções endócrinas, má absorção, insuficiência pancreática exócrina ou outras doenças intestinais. Em casos que seja necessária a suplementação, a mesma deve ser feita com orientação de um médico veterinário, da mesma forma, o animal deve ser tratado se houver alguma doença desencadeando um quadro de carência de cobalamina.

Nutrição

Nos últimos anos a procura por dietas caseiras para os animais de estimação vem crescendo, seja por alguma condição de saúde do animal ou por valores éticos do tutor. Ao decidir seguir esse estilo de alimentação, as refeições devem ser elaboradas com cuidado, pois dietas desbalanceadas podem dar início a uma doença ou agravar alguma existente.

Devido à complexidade e importância que a nutrição possui, é recomendado que a dieta seja feita junto a um veterinário nutricionista, de forma que favoreça a rotina do tutor e as necessidades do organismo do animal. Devendo ser realizados consultas e exames periódicos para assegurar a saúde do animal.

Open chat